terça-feira, 24 de agosto de 2010

VOTE NULO!!!

Olá Pessoal!

É com muito prazer que venho novamente com essa questão, em tempos de propaganda politiqueira pra continuar a roubalheira nessa terra de ninguém.




É preciso lembrar que a essência do VOTO NULO não está no fato de não existirem boas opções de voto (até existe uma minoria bem intencionada nesse balaio), mas sim reside na descrença na atual forma de representação política da população, na forma como se criam leis, na forma como as julgam e as executam.


Abaixo segue uma reedição de um post do Não Vastra!, uma reportagem mostrando uma vitória inédita do VOTO NULO no Brasil:

Vitória esmagadora dos nulos obriga TSE a convocar novas eleições em dois municípios do RJ

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org. br)

Em Bom Jesus de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro, os votos nulos alcançaram 89,23% da preferência do eleitorado e o candidato único à Prefeitura, João José Pimentel, do PTB, apenas 6,3%. Eram 26.863 eleitores, mas apenas 1.692 votaram em Pimentel. Em Santo Antônio de Pádua, Maria Dib, do PP, obteve 10.074, o equivalente a 37,9% dos votos, enquanto os nulos totalizaram 16.527, o equivalente a 60,35%.
De acordo com as regras eleitorais, nenhum candidato pode tomar posse quando os nulos e brancos vencem as eleições, alcançando um coeficiente maior que a soma dos votos dos candidatos. Nos dois municípios, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá que convocar novas eleições e os dois candidatos rejeitados pela população ficarão inelegíveis. As duas cidades tiveram outros concorrentes, mas suas candidaturas foram impugnadas. Agora será estabelecido um novo prazo para inscrições, propaganda eleitoral e os eleitores terão que voltar às urnas. 
O Tribunal Regional Eleitoral (TER-RJ) já está com esquema todo preparado para realizar novas eleições para prefeito em Santo Antônio de Pádua e em Bom Jesus de Itabapoana. A intenção do presidente do TRE, desembargador Alberto Motta Moraes, é convocar o novo pleito ainda este ano, antes da diplomação dos prefeitos eleitos no estado. Pelo calendário eleitoral, a data-limite para os juízes diplomarem os vencedores das eleições deste ano é 18 de dezembro. Sua intenção é evitar que os presidentes de câmaras municipais sejam obrigados a tomar posse, interinamente.
Em Bom Jesus e Pádua, os eleitores deram uma lição de cidadania, demonstrando que o voto nulo é também uma forma de expressar opinião, quando os opções disponíveis não atendem às expectativas.





2 comentários:

Pregador disse...

eh carne moida, e a pergunta que fica eh: ja tirou o titulo de eleitor do rio grande do su? ueahuhiueeahaehua

Gabriel disse...

eu ia tirar é a carteira de sócio campeão do mundo, mas não deu tempo! heheheh....